Lançamento Oficial da ABECS – Unidade Regional SP

Lançamento Oficial da ABECS – Unidade Regional SP

Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – Unidade Regional São Paulo convida Professor@s de Sociologia para seu Lançamento Oficial, dia 19/10/2017, quinta-feira,  às 18h, na Câmara Municipal de São Paulo.

Com a aprovação da Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, foi instituída no Brasil, a Reforma do Ensino Médio, que promove mudanças importantes no currículo, inclusive com a retirada da Sociologia como disciplina obrigatória e com foco voltado para a formação profissional. Consideramos tal reforma absurda, já que não houve um debate qualificado com docentes e discentes – atores sociais importantes para a construção de uma política educacional.

Desse modo, torna-se urgente a defesa do direito à formação de seres humanos com um repertório curricular capaz de ampliar a leitura de mundo e melhor compreensão da vida em sociedade, elementos fundamentais para a construção e consolidação da democracia, com a superação do senso comum e desenvolvimento do estranhamento e desnaturalização das relações sociais.

É evidente que presenciamos um momento delicado na política brasileira, quando são entoados discursos de ódio, racismo e intolerância por certos grupos políticos, setores da sociedade, partidos e lideranças políticas; e o mais grave é que tais discursos têm encontrando eco e adesão de parte significativa da população jovem. Importante ressaltar que as humanidades contribuem para a compreensão do modo como a sociedade funciona, elemento importantíssimo para qualquer modelo de organização social.

Nesse sentido, faz-se necessário que todos aqueles preocupados com o direito à educação pública articulem ações para assegurar o direito ao ensino das humanidades, dada a sua importância para a construção e consolidação do conhecimento em sua pluralidade.

Fundada em 19 de julho de 2017, a Unidade Regional ABECS-SP surgiu para somar forças nesse sentido. Convidamos a tod@s para participar do Encontro de Professoras e Professores de Sociologia do estado de São Paulo e do lançamento da ABECS-SP a ser realizado na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, nº100), dia 19 de outubro de 2017, às 18h, na Sala Tiradentes. Temos o intuito de discutir a conjuntura das políticas educacionais atuais, principalmente para o Ensino Médio, e de ampliar o diálogo com as demais entidades da área de Ciências Humanas para a construção de ações coletivas na defesa do ensino das disciplinas que compõem as Ciências Humanas na educação básica do Estado de São Paulo.

Formulário para inscrições: https://goo.gl/forms/uGg0nqyclvPTYgdN2

Cristiano Das Neves Bodart

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu