Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB

Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB

Data:23 a 25 de julho de 2017

Local: Universidade de Brasília (UnB)

Site:http://eneseb2017.com.br/sobre/ 

Sobre o evento:

“O ENESEB – Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica – é um evento nacional promovido pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, que chega a sua quinta edição e se propõe a discutir os sentidos e os rumos do ensino e da disciplina de Sociologia na escola, notadamente no ensino médio, assim como propor reflexões acerca de aspectos da formação docente e do papel da Universidade nesse processo.

O objetivo geral do ENESEB consiste em dar mais visibilidade a estudos e reflexões oriundos de diferentes universos epistêmicos que tratam do tema geral dos desafios e perspectivas para as licenciaturas em ciências sociais no Brasil. Neste sentido, vislumbra-se como objeto oportuno o debate acerca da participação da disciplina de Sociologia na formação instrucional de discentes brasileiros que frequentam a escola. Este tema se torna ainda mais relevante em tempos em que há uma controvérsia no país sobre a atual Reforma do Ensino Médio com implicações para a manutenção das ciências sociais como conteúdo obrigatório na grade curricular do ensino básico.

Participam do ENESEB, em geral, docentes e pesquisadoras/es universitárias/os, estudantes de licenciatura em ciências sociais e áreas afins de universidades públicas e privadas, bem como professoras/es da rede básica de todo o território nacional. Espera-se aproximadamente um público de 500 pessoas nesse evento.

Deve-se destacar que, em decorrência da amplitude e relevância assumidas pelo evento ao longo das edições anteriores, conta-se com quantidade significativa de pessoas de outros estados que dele participam, tanto apresentando trabalhos quanto como ouvintes inscritos. Além disso, o encontro atua como abre-alas ao Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, maior evento da área, e cuja 18ª edição, em 2017, também ocorrerá em Brasília, de 26 a 29 de julho.

O V ENESEB manterá o eixo definido desde a primeira edição em torno do compromisso das universidades e instituições de ensino superior na formação de profissionais de alto nível que lidem com as questões colocadas no século XXI, sobretudo diante das realidades juvenis e da Educação Básica no Brasil.

O evento acontecerá em Brasília, na Universidade de Brasília (UnB), de 23 a 25 de julho de 2017 e contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, GT’s, exibição de documentários, homenagens a personalidades intelectuais/defensoras dos espaços do ensino da sociologia e atividades culturais”.

Fonte: Site do ENESEB-2017

Acesse o site do evento AQUI

cristianobodart@hotmail.com

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu